terça-feira, 20 de abril de 2010

Ecos da Derrota


Perdemos o título. Fomos sem vantagens e jogamos para vencer, afinal, era o único resultado que interessava. Escalação ousada de Leandro, deslocando o Valencia para a ala direita, Alex Mineiro no ataque e Tartá ao invés do Netinho. Me recuso a falar da zaga, com Rodolfo mais uma vez machucado.
Jogamos bem o primeiro tempo, criamos boas chances e eles, nos contra-ataques, também tiveram algumas. No segundo tempo, parecia que continuaríamos com as rédeas do jogo, mas tomamos um gol, continuamos a perder chance clara de gol, eles fizeram o segundo e com defesas do Neto, perderam boas chances para transformar em goleada um jogo que poderia ter sido nosso.
É aqui que chega o meu personagem do clássico. Não vou falar muito das mudanças da escalação porque não concordo com nenhuma delas. O Bruno Costa é melhor que o Vanegas. O Valência marca de mais mas lá na frente produz menos que o Raul. O Alex, com seus mais de 30, não jogava há uns 6 meses, enquanto que o rápido Marcelo, 17 anos e babando vontade, não jogava há 2. Me corrigindo, o Tartá foi mais eficiente.
Quero mesmo a falar do Neto. Melhor goleiro que surgiu nos últimos anos no Atlético. Bom porte físico, estatura de goleiro moderno, acabou com aquele terror na torcida nos escanteios e em toda falta lateral ou próxima a nossa área. Fiz as contas e neste anotomamos 17 gols em 24 jogos. Não lembro de todos, mas lembro dos importantes. O gol no Nacional, falta do meio da rua que baixo a guarda do time na busca do supermando, a falta no Atletiba da baixada, de novo no canto do goleiro, a bola por baixo do braço contra o Palmeiras e os dois gols do título verde.
Onde quero chegar com isso??? Nos momentos importantes faltou goleiro, faltou uma defesa milagrosa, daquelas que o goleiro garante a vitória e sai ovacionado, daquelas que sustentaram o Gallato por muito tempo, apesar das falhas.
Foi um jogo igual com o Palmeiras, mas a rigor, cada time levou perigo uma vez. Eles conseguiram o gol, nós um escanteio. No atletiba, finalizamos no gol com o Alex e o Baier, para duas grandes defesas do Edson Bastos (me calarei sobre o gol imperdível que Chico chutou na lua). No nosso gol, a primeira que foi entre as traves entrou. Na sequência, outra defesa magistral do Bastos, a segunda que foi no nosso, caixa.
Como já disse, belas defesas evitaram o terceiro e o quarto gol verde.
O Neto é um goleiraço, muito bom mesmo, mas chama gol. Foi ele o responsável pela perda do título? Não, mas se vem aquela defesa milagrosa pro nosso lado, quem sabe finalmente não faríamos um gol, superando os milagres de Bastos.
Entem o que quero dizer? Não????? Nem eu.

Foto de Allan Costa Pinto, www.parana-online.com.br

3 comentários:

  1. Concordo parcialmente ou discordo parcialmente, como preferir.
    Concordo que ele falhou contra Nacional, no primeiro Atletiba e contra o Palmeiras. Não concordo que falhou neste domingo. No primeiro gol, falha tripla de Valencia, Vanegas e Chico; no segundo, de Manoel. Não acho chama gol, acho também um ótimo goleiro. Ocorre que o ataque não faz e se perdemos lamentamos sua falha. Neste caso do Atletiba em especial, Chico e Tartá tiveram as chances de ouro e não tiveram QUALIDADE pra marcar, se tivessem marcado, tudo seria diferente. Mesmo com a excelente defesa de Bastos no chute de Tartá, repare que ela vai em cima dele. No primeiro gol do Koritiba ela foi na gaveta. Com certeza ele ainda requer muita experiência, mas acho que é o preço que temos que pagar por enquanto, pois ele tem tudo pra vestir a número 1 por bom tempo.

    ResponderExcluir
  2. Palha. Não acho que ele falhou, só acho que é um chama gol da porra, a primeira que vai sempre entra.

    ResponderExcluir
  3. Ricardão disse...
    É o Neto não falhou mas nãe fez milagre.
    Coelho, esse seu texto vale para 2008 também o Bastos pegou tudo no atletiba final e falando da final de 2008 lembram quem era o nosso zagueiro?

    ResponderExcluir